Boca Raton, FL 33432
Segunda à Sexta
A chave para atingir todos os seus objetivos financeiros é um orçamento. Sei que você já leu “milhares” de artigos sobre orçamento. Mas este é o artigo que vai revelar um ingrediente especial que vai fazer com que você finalmente consiga começar e, principalmente, manter um orçamento.
O ingrediente especial é objetivos para o seu dinheiro!
O orçamento bem feito não visa somente gastar menos. Gastar menos ou redirecionar uma parte do dinheiro pode ser uma estratégia utilizada para atingir um certo objetivo. Mas é um meio, não o fim.
O orçamento ideal deve ajudar a pagar pelas coisas que você precisa e ao mesmo tempo ajudar a conseguir as coisas que você deseja. Mas a maioria das pessoas faz um orçamento totalmente sem gosto! Elas se perdem num mar de números que representam apenas obrigações e perdem a motivação para continuar gerenciando suas finanças.
Mas como podemos fazer um orçamento que “dá gosto” de manter?
Comece por aqui: pense em 3 coisas que você gostaria de obter e que requerem dinheiro. A primeira coisa deve custar menos de $500, a segunda entre $500 e $2,000 e a terceira acima de $5,000.
Objetivos abaixo de $500 podem ser, por exemplo, roupas novas, eletrônicos como telefone e ipad ou uma reserva financeira para o caso de pequenas despesas inesperadas.
Objetivos de $500 a $2,000 podem ser móveis, uma viagem de férias ou um computador.
Objetivos acima de $5,000 podem ser, por exemplo, um carro novo, $10,000 para dar de entrada em uma casa própria, colocar $25,000 numa conta de aposentadoria, entre outros.
O exercício é para ajudar a ilustrar o processo de traçar objetivos financeiros.
DECIDA AQUILO QUE VOCÊ DESEJA
Pode parecer simples a princípio, mas para quem não tem o hábito de traçar objetivos pode levar algum tempo de reflexão. Existem algumas estratégias para facilitar o processo. Ao pensar em objetivos, existem 3 regras essencias a serem seguidas.
Dividir grandes objetivos em pedaços menores pode aumentar muito a probabilidade de chegar ao objetivo final. Objetivos menores não intimidam tanto e a satisfação de atingir objetivos intermediários ajuda a manter a motivação para continuar o processo.
Para concluir, gostaria que você pensasse por um minuto na diferença entre um orçamento sem objetivos (uma simples planilha de números) e um orçamento com objetivos, desejos e sonhos esperando para serem realizados.
O primeiro orçamento olha para você e diz: “É preciso cortar os gastos com restaurantes.” A sensação aqui é de privação, o que não é uma emoção positiva.
O segundo orçamento olha para você e diz: “Se você comer fora uma vez a menos e economizar $25 por semana, pode ter aquele ipad mini em apenas 2 meses!”. Aqui, a sensação é de controle e motivação.
Qual desses dois tipos de orçamento você acha mais fácil de conseguir gerenciar consistentemente a longo prazo?
Gustavo Couto, fundador
Instagram: @gustavo_hcouto
Marina Couto, fundadora
Instagram: @marina_bcouto