(561) 929-1089

marina@fiveringsflorida.com

980 N Federal Hwy, Suite 110

Boca Raton, FL 33432

9:00 AM - 7:00 PM

Segunda à Sexta

Como Montar A Sua Reserva De Emergência
24 de December de 2021

Como Montar A Sua Reserva De Emergência

Vários hábitos compõem uma vida financeira saudável e consciente, mas para conseguir se organizar para as eventualidades da vida —aquelas situações em que se precisa de dinheiro de uma hora para a outra — é primordial ter uma reserva de emergência.

Mas como saber quanto e onde guardar? Aprenda neste artigo.

O que é uma reserva de emergência?

A reserva de emergência, como o nome sugere, é uma quantia de dinheiro reservada para situações de emergência, podendo ser o caso de despesas médicas inesperadas, um reparo necessário na casa, a perda do emprego, entre outros.

No caso de uma interrupção de renda, ela deve ser capaz de sustentar seu padrão de vida por pelo menos alguns meses, permitindo que você reorganize sua vida a partir das novas circunstâncias sem sofrer financeiramente.

Como montar sua reserva de emergência?

Para uma reserva de emergência ser realmente eficiente e capaz de ajudar no momento em que for necessária, ela deve ser tratada como uma meta financeira, com planejamento e prazos.

Por isso, não tem como apenas guardar uma quantidade aleatória de dinheiro todo mês, em qualquer lugar e a qualquer momento. O resultado vai depender do planejamento financeiro.

Veja algumas dicas a seguir:

1. Defina o valor total da sua reserva

A recomendação geral é que o seu dinheiro guardado final seja entre três e doze vezes a média dos seus gastos mensais.

Para definir exatamente quantos meses, pensa-se na estabilidade. Por exemplo, para empregados assalariados, que recebem praticamente a mesma quantia todo mês e têm maior segurança, a reserva pode ser menor.

Agora, trabalhadores autônomos ou empreendedores devem ter uma meta maior, especialmente no início do novo negócio, pois a reserva pode ajudar a equalizar as variações de renda que são normais nessa fase.

2. Pense em quanto dinheiro guardar por mês

Após definir o valor total da reserva de emergência, deve-se pensar em quanto tempo você quer atingir essa meta. Depois, é só dividir o valor pelos meses estipulados.

Por exemplo, para conseguir uma reserva de $10 mil dólares em 6 meses, deve-se guardar aproximadamente$1,700 por mês. Caso não seja possível guardar essa quantia por mês, reveja o prazo para completar a reserva.

3. Saiba como guardar o dinheiro da reserva

O mais recomendado é transferir o dinheiro destinado à reserva de emergência no começo do mês, antes de qualquer gasto, para garantir o cumprimento do planejamento financeiro.

O ponto mais importante ao definir onde colocar o dinheiro da reserva é a liquidez. 

A liquidez permite que se movimente o dinheiro a qualquer momento, podendo ser usado em situações de emergência. A reserva de emergência também não deve ser colocada em uma conta que traga riscos de prejuízo e perda de dinheiro.

Rendimento é um fator secundário para a reserva de emergência. Em linhas gerais quanto maior a liquidez e menor o risco, menor o rendimento. Por isso, para a reserva de emergência, as opções são mesmo as contas de poupança ou money market. 

Esse é só um dos passos para uma boa relação com o dinheiro. Que tal saber mais sobre sucesso financeiro?

Share: