(561) 929-1089

marina@fiveringsflorida.com

980 N Federal Hwy, Suite 110

Boca Raton, FL 33432

9:00 AM - 7:00 PM

Segunda à Sexta

Como Encontrar Dinheiro Escondido No Seu Orçamento Pessoal?
18 de February de 2022

Como Encontrar Dinheiro Escondido No Seu Orçamento Pessoal?

Você é uma pessoa que, ao final do mês, vê que não sobrou quase nenhum dólar depois de todos os seus gastos? Essa é a realidade de muitas pessoas nos Estados Unidos, mas, com a organização certa do seu orçamento pessoal, é possível encontrar dinheiro escondido e voltar a ter economias.

Saiba mais neste artigo!

Como organizar o seu orçamento pessoal? Conheça o passo a passo

Para facilitar esse processo, nós preparamos três passos essenciais para entender exatamente como o seu orçamento pessoal precisa ser organizado. Assim, você compreende o momento em que está atualmente e, também, onde pode chegar com as suas economias. Confira:

1. Levantamento financeiro

Para realizar um bom levantamento financeiro, é preciso consultar os últimos três  meses de todas as movimentações de dinheiro — contas correntes, cartão de crédito, rendimentos, etc. Caso você use um período mais curto, é possível que encontre divergências, por conta de um gasto incomum.

É interessante colocar todos os valores de entrada e saída em uma planilha, para ajudar com a visualização.

2. Definir as categorias

Existem quatro categorias em que o dinheiro deve ser dividido, uma para entrada e três para saídas:

  • renda, em que está toda a entrada de dinheiro (pagamentos e depósitos);
  • despesas fixas, que acontecem todo mês e com o mesmo valor, como o custo com moradia;
  • despesas variáveis, que acontecem todo mês, mas o valor oscila, como alimentação ou transporte;
  • despesas altamente variáveis, que não acontecem todos os meses, como viagens ou entretenimento.

3. Revisão objetiva das despesas

Ao definir todas as suas despesas, devem ser feitas três perguntas objetivas a respeito delas:

  1. essa despesa é essencial? Se não for, ela já pode ser cortada do orçamento e, assim, o dinheiro já volta para o seu bolso;
  2. como reduzir essa despesa? É possível conseguir o mesmo serviço ou produto que podem ser realocados em opções mais acessíveis;
  3. como controlar o orçamento dentro de um valor previsível? É possível, por exemplo, diminuir o uso do cartão de crédito para não ter gastos futuros.

Nessa etapa, é importante ter o apoio de uma consultoria financeira, já que ela oferece uma visão neutra. Isso é especialmente bom para casais que têm posturas diferentes sobre o dinheiro, por exemplo.

Vale ressaltar que as perguntas devem ser realmente objetivas, para evitar mentalidades que impeçam a organização, como querer manter um gasto com academia que “pode ser bom”, apesar de você nunca ir, de fato, à academia.

Ao final, é comum que as pessoas encontrem, em geral, de U$500 a U$700 dólares no orçamento. Apesar de trabalhoso, o processo de organização do orçamento pessoal conta com vantagens a médio e longo prazo imensas. 

É assim que você pode começar a investir nos seus objetivos financeiros, como a aposentadoria nos EUA. Entenda como ela funciona!

Share: